sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

" Sorria para viver bem"


Um corpo bonito e saudável é o que as mulheres, e até mesmos os homens, desejam. O caminho, no entanto, parece árduo: dieta rigorosa, muita malhação, tratamentos estéticos dolorosos e, principalmente, abrir mão de alguns prazeres da vida, como saborear uma deliciosa barra de chocolate ou passar um fim de semana com preguiça, sem fazer nada. Ter uma alimentação equilibrada, praticar esportes regularmente, dormir bem, ter a vida regrada e sem excessos, são recomendações constante de médicos e especialistas para manter a beleza e a saúde. Mas, com essa rotina, talvez você se esqueça de um fator fundamental: o BOM HUMOR.Recentemente, o riso, expressão do bom humor e da positividade, tem sido alvo de estudos nas áreas de medicina e psicologia. A risada tem um importante papel na redução dos hormônios envolvidos na fisiologia do estresse. O bom humor é capaz de diminuir este mal, embora ajude a aumentar a criatividade, melhorar a imunidade e até reduzir a dor. Ou seja, dar boas gargalhadas é uma ótima maneira de manter-se saudável, dar um chega pra lá no estresse e, de quebra, realçar a própria beleza.Ser bem-humorado não significa rir à toa ou passar o dia contando piadas. Ter bom humor, na verdade, é encarar o cotidiano, com todos os problemas e incoerências, de maneira mais descompromissada, não levar tudo tão a serio e se permitir relaxar, mesmo em tempos difíceis. Uma forma boa de garantir o bom humor e a auto-estima é aprender a dizer NÃO. Para isso, você precisa descobrir o que lhe agrada ou o que lhe desagrada.


DICAS PARA NÃO PERDER O HUMOR

  • Aprenda a rir de você mesmo e procure conhecer melhor seus sentimentos. Assim, você se tornará menos defensivo e mais cooperativo.

  • O bom humor estimula a flexibilidade mental e bloqueia as emoções negativas. Os bem-humorados são mais criativos e conseguem lidar melhor com as mudanças.

  • Partilhar bom humor é essencial para manter a qualidade do trabalho em equipe e das relações interpessoais.

  • Física e mentalmente, o humor se opõe ao estresse. O riso reduz a pressão e aumenta a circulação sanguínea, diminui a tensão muscular e a dor, além de fortalecer o sistema imunológico.

  • Use o bom humor para reduzir atritos e desentendimentos. Com bom humor, fica mais fácil chamar a atenção de alguém, avaliar, fazer críticas e dizer não.

  • Lembre-se de que nem todo o tipo de humor é positivo. Assim, evite comentários sarcásticos ou preconceituosos. A FISIOLOGIA DO RISOO riso tem impacto sobre o corpo humano. Saiba como uma boa gargalhada age em você.

  • Coração: quando rimos, o ritmo cardíaco acelera, chegando a atingir 120 batimentos por minuto. Quando a pulsação aumenta, há mais sangue circulando, o que provoca um aumento significativo na oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.

  • Pulmões: durante uma gargalhada, há o aumento de absorção de oxigênio pelos pulmões. A inalação é mais profunda e a expiração, mais forte. Com essa maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é eliminado, promovendo uma limpeza. Gargalhar com freqüência também aumenta a capacidade e a tonicidade pulmonar.

  • Músculos abdominais: são os mais usados durante uma gargalhada. Esses movimentos massageiam todo o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão e os órgãos excretores.

  • Vasos sanguíneos: com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sanguíneos são dilatados, causando uma redução automática da pressão arterial.

  • Sistema imunológico: durante a gargalhada, os níveis dos hormônios do estresse baixam. Com menos cortisol e adrenalina circulando no organismo, o sistema imunológico é fortalecido. As células de defesa do organismo não só aumentam como se tornam mais ativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário