quinta-feira, 26 de março de 2009

A Rosa Rubra

Tua presença fazia da minha vida
uma eterna primavera,
e o teus lindos olhos traziam
o calor do verso para minha alma.
Ate que numa noite triste
aquele vento sombrio
te transformou em rosas vermelhas
para sempre.

Meus olhos ficaram sem tua luz
e não conseguem mais enxergar belezas.
Minhas mãos ficaram paralisadas
e não tem mais como acariciar
a suave seda de pele.
Minha boca ficou muda
e não encontra mais ouvidos
para sussurrar palavras de amor.

Na tua falta, meu sol e minha lua,
tenho apenas o inverno permanente.
Resta esperar o dia
em que possa me converter
numa brilhante gota de orvalho
para morrer beijando
tuas pétalas rubras, minha rosa.


Autor Leo

sábado, 14 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

Amizade


"Acredite"

Acredite nas pessoas…Naquelas que possuem algo mais…Aquelas que, às vezes, a gente confunde com anjos e outras divindades…Digo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes…Falo daquelas que te olham nos olhos quando precisam ser verdadeiras, tecendo elogios, que pedem desculpas com a simplicidade de uma criança…
Pessoas firmes…Verdadeiras, transparentes, amigas, ingênuas…Que com um sorriso, um beijo, um abraço, uma palavra te faz feliz…Aquelas que erram… Acertam…Não tem vergonha de dizer não sei… aquelas que sonham…Aquelas amigas…Aquelas que passam pela vida deixando sua marca, saudades, aquelas que fazem à diferença…Aquelas que vivem intensamente um grande amor…

Viva, já!

Tudo que temos é o agora. As medidas de nossa paz de espírito e de nossa eficácia pessoal são determinadas por quanto somos capazes de viver o momento presente. A despeito do que aconteceu ontem ou do que possa acontecer amanhã, o agora é o momento em que se está. Desse ponto de vista, a chave para a felicidade e para o contentamento deve ser a focalização de nossas mentes no momento presente!
Uma das coisas mais lindas a respeito das crianças é o fato de elas se envolverem completamente no momento presente. Elas conseguem se envolver por completo em qualquer coisa que estejam fazendo – seja observar um besouro, fazer um desenho, construir um castelo de areia ou qualquer coisa em que decidam aplicar suas energias. Mas, conforme nos tornamos adultos muitos de nós aprendemos a arte de pensar e de nos preocupar a respeito de muitas coisas ao mesmo tempo. Conseguimos deixar que nosso problemas passados e nossas preocupações com o futuro invadam e povoem o nosso presente de modo a nos tornarmos deprimidos e ineficazes.
Também aprendemos a protelar nossos prazeres e nossa felicidade, muitas vezes desenvolvendo o conceito de que, em algum ponto do futuro, tudo será melhor do que agora… Mas a questão é: nenhum de nós tem a garantia de que estará aqui amanhã. Por isso o agora é tudo o que temos!. Viver o agora implica em desfrutar o que quer que estejamos fazendo, pelo simples dato de fazê-lo e não apenas pelo resultado final…
Viver o agora significa expandir percepções para tornar o momento presente mais agradável. Cada um de nós tem a opção, momento a momento, de escolher viver de verdade, de se absorver, de permitir ser tocado e afetado pelas coisas. E todas as vezes que vivemos o momento presente, afastamos o medo de nossas mentes.
Em essência, o medo é a preocupação com eventos que podem acontecer em algum ponto do futuro… Viver o momento inclui agir sem medo das conseqüências; significa fazer esforços para que haja envolvimento, sem a preocupação de haver ou não uma recompensa justa por isso…
Na verdade, o tempo não existe, exceto como um conceito abstrato na sua cabeça. O momento presente é o único tempo que você tem. Faça algo desse momento!
(texto de Andrew Matthews, no livro “Seja Feliz”)

quinta-feira, 12 de março de 2009


"A Arte de ser Feliz"

(colaboração Zemilton Feitosa – Recife PE)

Houve um tempo em que a minha
janela se abria para um chalé.
Na porta do chalé brilhava
um grande ovo de louça azul.
Neste ovo costumava pousar
um pombo branco.
Ora, nos dias límpidos,
quando o céu ficava da mesma
cor do ovo de louça,
o pombo parecia pousado no ar.
Eu era criança,
achava essa ilusão maravilhosa e
sentia-me completamente feliz.
Houve um tempo em que a minha
janela dava para um canal.
No canal oscilava um barco.
Um barco carregado de flores.
Para onde iam aquelas flores?
Quem as comprava?
Em que jarra…em que sala,
diante de quem brilhavam,
na sua breve experiência?
E que mãos as tinham criado?
E que pessoas iam sorrir de
alegres ao recebê-las?
Eu não era mais criança,
porém minha alma ficava
completamente feliz.
Houve um tempo em que a minha janela se abria para um terreiro,
onde uma vasta mangueira
alargava sua copa redonda.
À sombra da árvore, numa esteira,
passava quase o dia todo sentada
uma mulher, cercada de crianças.
E contava histórias.
Eu não podia ouvir, da altura da janela,
e mesmo que a ouvisse, não entenderia,
porque isso foi muito longe,
num idioma difícil.
Mas as crianças tinham tal expressão no rosto,e às vezes faziam com as mãos
arabescos tão compreensíveis,que eu participava do auditório,imaginava os assuntos e suas peripéciase me sentia completamente feliz.
Houve um tempo em que na minha janela
havia um pequeno jardim seco.
Era um tempo de estiagem,
de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre
homem com um balde e em silêncio,
ia atirando com a mão umas gotas
de água sobre as plantas.
Não era uma rega:
era uma espécie de aspersão ritual,
para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas,
para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros
e meu coração ficava
completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,que estão diante de cada janela,uns dizem que essas coisas não existem,outros que só existem diante das minhas janelas
e outros finalmente, que é preciso
aprender a olhar,para poder vê-las assim.
(texto de Cecília Meirelles)

Poesias

"Eu queria ser…"
Rodriguez

Hoje eu queria ser poeta,para poder falar de amor…de um amor puro e verdadeiro!
Hoje eu queria ser poeta,para descrever minha musa.a inspiradora dos meus sonhos,aquela que me levaa perder a razãoe a compostura…
Hoje eu queria ser poeta,para falar das floresque encantam minha vida,das rosas, dos cravos, dos jasmins…dos perfumes que elas exalamE encantam minhas noites…
Hoje eu queria ser poeta,para transformar as estaçõesem
versos de puro êxtase,para de amor falar…
Hoje eu queria ser poeta,falar da lua,compor uma lindacanção romântica,para juntos dançarmos…
Porém não sou poeta,muito menos compositor,não sei falar das flores,nem das estações sei falar.Da lua pouco sei…
Sei, no entanto conjugaro verbo
amar e dizer:te amei ontem…te amo hoje…e te amarei sempre!oh! musa que encantae inspira os meus dias…

Pensamentos de Paulo Coelho

"Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter a segurança de estar decidindo corretamente."

(Brida)

"O Bom Combate é aquele que é travado em nome dos nossos sonhos; foi transportado dos campos de batalha para dentro de nós mesmos."

(O Diário de Um Mago)

"Tudo que é novo incomoda. A vida nos pega desprevenidos e nos obriga a caminhar para o desconhecido mesmo quando não queremos, quando não precisamos."

(Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei)

"Quando tentamos ser melhores que somos, tudo em volta se torna melhor também."

(O Alquimista)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Espaço Paulo Coelho

"Uma rosa chamada Christina"
Acabo de jantar, tomo meu café e fico contemplando o quadro diante de mim: foi colocado dentro de um rio e ali repousou por um ano, esperando que a natureza desse o retoque final ao trabalho da pintora. Metade da pintura foi carregada pelas águas e pelas intempéries, de modo que as bordas são irregulares; mesmo assim, posso ver ainda parte da bela rosa vermelha, pintada sobre um fundo dourado.
Conheço a artista. Lembro-me de 2003, quando fomos juntos até uma floresta dos Pirineus. Descobrimos o riacho que, naquele momento, estava seco e escondemos a tela debaixo das pedras que cobriam seu leito. Conheço a artista, Christina Oiticica. Nesse momento, está fisicamente a oito mil quilômetros de distância e, ao mesmo tempo, sua presença está em tudo que me cerca. Isso me alegra: mesmo depois de 29 anos de casados, o amor é mais intenso que nunca. Jamais imaginei que isso fosse acontecer:vinha de tres relações que não tinham dado certo, e estava convencido de que não existe amor eterno, até que ela apareceu- em uma tarde de Natal, como um presente enviado por um anjo. Fomos ao cinema. Fizemos amor no mesmo dia. Eu pensei comigo mesmo: "Não vai durar muito."
Durante os dois primeiros anos de relação, estava sempre preparado para que um dos dois fosse embora. Durante os cinco anos que seguiram, eu continuava achando que era apenas acomodação e, em breve, cada um seguiria seu destino. Tinha convencido a mim mesmo que qualquer compromisso mais sério iria me privar da "liberdade" e me impedir de viver tudo aquilo que desejava.
Vinte e nove anos depois continuo livre porque descobri que o amor jamais escraviza o ser humano. Sou livre para virar a cabeça e vê-la dormindo ao meu lado-essa é a foto que tenho em meu telefone celular. Sou livre para sairmos, caminharmos, continuar conversando, discutindo- e eventualmente brigando, como sempre. Sou livre para amar como nunca amei antes, e isso fez uma grande diferença em minha vida.
Simplicidade
Volto ao quadro e ao rio. Estávamos no verão de 2002, eu já era um escritor conhecido, tinha dinheiro, julgava que meus valores básicos não haviam mudado, mas como ter absoluta certeza? Testando. Alugamos um pequeno quarto em um hotel de duas estrelas, na França, onde começamos a passar cinco meses por ano. O armário não podia crescer, de modo que limitamos nossas roupas.
Percorríamos as florestas, jantávamos fora, ficávamos horas conversando, íamos ao cinema todos os dias. A simplicidade nos confirmou que as coisas mais sofisticadas do mundo são justamente aquelas que estão ao alcance de todos. Para meu trabalho tudo que precisava era um computador portátil. Acontece que minha mulher é... pintora.
E pintores precisam de gigantescos ateliês para produzir e guardar seus trabalhos. Não queria de maneira nenhuma que sacrificasse sua vocação por mim, de modo que me propus a alugar um local. Entretanto, olhando em volta, vendo as montanhas, os vales, os rios, os lagos, as florestas, ela pensou: por que não trabalho aqui? E por que não permito que a natureza trabalhe comigo? Daí nasceu a idéia de "armazenar" as telas ao ar livre. Eu levava o leptop e ficava escrevendo. Ela se ajoelhava na grama e pintava.
Um ano depois, quando retiramos as primeiras telas, o resultado era original e magnífico.
Vivemos naquele pequeno hotel dois anos inesquecíveis. Ela continuou a enterrar suas telas, já não mais por necessidade, e sim por ter descoberto uma nova técnica. Amazônia, Mumbai, Caminho de Santiago, Lubijana, Miami.Hoje está longe, mas amanhã, ou na semana que vem, estará perto de novo. Dormindo ao meu lado. Contente, porque seu trabalho começa a ser reconhecido no mundo inteiro. Nesse momento, olho apenas a rosa. E agradeço ao anjo que me deu dois presentes naquele Natal de 1979: a capacidade de abrir meu próprio coração e a pessoa certa para recebê-lo.
Paulo Coelho

quinta-feira, 5 de março de 2009

Mensagens que emocionam


" Viver é um aprendizado diário."


Cada instante da vida é pleno, completo. Nada fica inacabado. E a cada momento novas coisas acontecem. Esteja aberto para aprender. Seja para aprender como se comportar, como agir, como fazer, seja para aprender novas técnicas, novas lições, novos caminhos. É essa maneira de encarar a vida, de peito aberto para as coisas novas, para o aprendizado, que fará de você uma pessoa plena, inteira, magnífica. Não perca a chance de olhar para trás e ver como você evoluiu a cada instante que passou!

"O otimismo"



Deixe que seu dia fique mais belo. Perceba que erros acontecem. Procure vencer o medo. Jamais desanime. Comunique-se. Não permita que o mau humor tome conta de você. Não autorize que o rancor te envolva. Alimente sempre sua paz interior com fé e esperança. Tome sempre o melhor remédio para sua vida:
O otimismo...



Flores em meio a ervas daninhas...


"A flor amarela"

Um dia observando um terreno baldio...
Fiquei comovido ao identificar em meio a várias ervas daninhas...
Uma linda flor de cor amarela.
Não era difícil percebê-la .
Sua cor e forma contrastavam enormemente ...
Com as ervas de coloração verde que a rodeavam.
Durante alguns minutos...
Essa súbita observação suscitou em mim uma série de reflexões:
Pensei no quanto estamos em um mundo difícil de se viver...
E no quanto é importante ...
A gente não se pode deixar sufocar pelos problemas.
Conclui que por mais que o mundo esteja cheio de ervas daninhas...
Nós não temos que nos tornar uma delas.
Não importa qual sejam as dificuldades!
Haverão sempre flores amarelas...!!!
Quando deixamos de percebê-las....
É porque a pretensão de achar que sabemos tudo nos tapa os olhos.
Nisso, perdemos a um pouco da nossa identidade.
E passamos a achar o nosso lugar ruim de viver.
Invejamos o jardim do vizinho.
Achamos que seríamos mais felizes...
Com uma outra casa, carro, emprego... vã ilusão!
Poucos são os jardins onde não existem ervas daninhas.
O que torna uns mais belos que os outros ...
É tão somente a maneira como os observamos...
E a capacidade que temos, ou não...
De identificar as flores em meio às ervas daninhas!


(Marcos Lima e Ronaldo Oliveira)

segunda-feira, 2 de março de 2009

Espaço Paulo Coelho

Autor de vários livros de sucesso, como "Diário de um Mago", " O Alquimista", entre outros.



O instante mágico

É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado possa se manifestar. Todos os dias Deus nos dá-junto com o sol-um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias, procuramos fingir que não percebemos esse momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual a amanhã.
Mas, quem presta atenção descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Este momento existe-um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres.
A felicidade , às vezes, é uma bênção-mas geralmente é uma conquista. O instante mágico nos ajuda a mudar, nos empurra em busca de nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões-mas tudo isso é passageiro, inevitável, e terminaremos nos orgulhando das marcas que foram deixadas pelos obstáculos.
No futuro, podemos olhar para trás com orgulho e fé. Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque esse talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás-porque sempre olhamos para trás- vai escutar seu coração dizendo: " O que fizeste com os milgres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste tua vida".
Pobre de quem escuta essas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado. Temos de escutar a criança que fomos um dia e que ainda existe dentro de nós. Essa criança entende de instantes mágicos. Podemos sufocar seu pranto, mas não podemos calar sua voz.
Se não nascermos de novo, se não tornarmos a olhar a vida com a inocência e o entusiasmo da infância, não existe mais sentido em viver. Existem muitas maneiras de se cometer suicídio. Os que tentam matar o corpo ofendem a lei de Deus. Os que tentam matar a alma também ofendem a lei de Deus, embora seu crime seja menos visível aos olhos do homem.
Prestemos atenção ao que nos diz a criança que temos guardada no peito. Não nos envergonhemos por causa dela. Não vamos deixar que ela tenha medo, porque está só e quase nunca é ouvida. Vamos permitir que ela tome um pouco as rédeas de nossa existência. Essa criança sabe que um dia é diferente do outro. Vamos fazer com que se sinta de novo amada. Vamos agradá-la-mesmo que signifique agir da maneira a que não estamos acostumados, mesmo que pareça tolice aos olhos dos outros.
Lembre-se de que a sabedoria dos homens é loucura diante de Deus. Se escutarmos a criança que temos na alma, nossos olhos tornarão a brilhar. Se não perdermos o contato com essa criança, não perderemos o contato com avida. Vivamos todos os instantes mágicos de 2009!

(Paulo Coelho)
Esoterismo
As duas gotas de óleo
No alto da pequena cidade de Tarifa, existe um velho forte construído pelos mouros. Lembro-me de ter sentado ali com minha mulher, Cristina, em 1982, olhando pela primeira vez um continente do outro lado do estreito: a África.
Naquele momento, não podia sonhar que a história a seguir, escutada no carro, serviria como um exemplo para todos nós.
Certo mercador enviou seu filho para aprender o segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. rapaz andou durante 40 dias pelo deserto até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o sábio que o rapaz buscava.
Em vez de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma atividade imensa; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves e havia uma farta mesa com os mais deliciosos pratos daquela região do mundo. O sábio conversava com todos e o rapaz teve de esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido. Com muita paciência, escutou atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo de explicar-lhe o Segredo da Felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio por seu palácio.- Entretanto, quero lhe pedir um favor-completou, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo.
-Enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado. O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do sábio.
-Então- perguntou o sábio- você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o Mestre dos jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?
O rapaz, envergonhado, confessou que não havia visto nada. - Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo - disse o sábio. - Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa. Já mais tranquilo, o rapaz pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. De volta à presença do sábio, relatou pormenorizadamente tudo o que havia visto.
- Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei?- perguntou o Sábio.Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.
- Pois este é o único conselho que eu tenho para lhe dar - disse o mais sábio dos sábios. - O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer das duas gotas de óleo na colher.
(Paulo Coelho)

Poesias e Emoções



"Nunca houve uma noite ou um problema que pudesse derrotar o nascer do sol ou a esperança."

(Hermae Fontes)

Assim como o sol nasce todas as manhãs, existe uma solução para todos os problemas. Por pior que possa parecer o seu problema, sempre haverá uma solução. Muitas vezes não será a solução que você desejava, ou imaginava ser a ideal, mas a necessária. Por isso, nunca perca a esperança, por mais provações que você tenha que enfrentar. Há sempre uma luz fim do túnel.

♥♥
"O bom humor é um celeiro de felicidade."
(X. Williams)
Você já cumprimentou seu vizinho hoje? Sorriu para sua família? Contou alguma coisa engraçada? Ora, porque ficar com essa cara amarrada, com ar de infelicidade no rosto? Sorria para a vida. Cumprimente as pessoas, seja bem-humorada. Assim, você vai ter uma vida plena, gostosa, feliz. Um sorriso afasta qualquer tipo de mal. Você não quer que sua vida seja escura feito um dia de tempestade, quer? Bom humor faz bem para o corpo e para a mente!
♥♥♥
"Não busque coisas impossíveis, porque as possíveis te trarão mais felicidade."
(adágio popular)
Muitas vezes nos esforçamos tanto para buscar longe a felicidade que não a vemos bem debaixo dos nossos olhos. São coisas simples, como cuidar de uma planta, dar carinho a um animal, secar uma lágrima de um amigo, que trarão a felicidade. Olhe ao seu lado e veja quanta coisa pode te trazer felicidade!
♥♥♥♥
"Nada acontece por acaso"
Existe uma força que comanda nossa vida, mas uma lei superior dará a palavra final. Tenha sempre em mente que quanto mais leal e honesta(o) for consigo mesma,(o), mais facilmente você vencerá a batalha da existência. Tudo o que acontece na vida não é por acaso. É preciso coragem e força para encarar a missão que te espera.


domingo, 1 de março de 2009